AMOR PELA EDUCAÇÃO

Quem sou eu

Minha foto
sou professora .psicopedagoga .casada tenho dois filhos lindos e sou apaixonada pela educação.

sábado, 6 de novembro de 2010


O letramento e a alfabetização

RESUMO

Muito se tem dito sobre letramento, mas o que é letramento afinal, letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno, o letramento tem como objeto de reflexão, de ensino, ou de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Assumir como objetivo o letramento no contexto do ciclo escolar implica adotar na alfabetização uma concepção social da escrita, em contraste com uma concepção tradicional que considera a aprendizagem de leitura e produção textual como a aprendizagem de habilidades individuais.
O sentido ampliado da alfabetização, o letramento, de acordo com Magda Becker Soares (2003), designa práticas de leitura e escrita. A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita.

Um comentário:

  1. Prezada Andréia, vc pode falar com muita propriedade sobre essa "missão" de alfabetizar, de fazer a criança se encantar pelo mundo encantado das letras...É maravilhoso ver Vinícius descobrindo as palavras por si próprio com a maior empolgação e vc é responsável por isso. Parabéns pelo seu trabalho, e acredito com muita convicção que isso é possível devido ao amor que você tem ao que faz!

    ResponderExcluir