Sinais comuns que reflectem Dificuldade na Aprendizagem
Em idade pré-escolar:
Falar mais tarde que a maioria das crianças;
Pronunciar com dificuldade;
Dificuldade nas rimas; Dificuldade em aprender os números, o alfabeto, dias da semana, cores e formas;
Dificuldade na interacção com os pares;
Dificuldade em seguir ordens/rotinas;
Motricidade fina com baixo desenvolvimento;
Primária:
Lentidão em aprender a relação entre as letras e o seu som;
Confusão nas palavras básicas;
Engano constante na leitura e no soletrar, incluindo letras reversíveis (b/d), (m/w);
Confusões aritméticas;
Lentidão em perceber factos;
Lentidão em aprender novas capacidades, memorizar, impulsividade;
Dificuldade em planear;
Traço instável;
Dificuldade em aprender sobre o tempo;
Coordenação pobre (propenso a acidentes)
Preparatória:
Reverter a sequência das letras;
Lentidão em aprender prefixos, sufixos, palavras primárias entre outras estratégias de soletrar palavras;
Evita ler em público/alto;
Problemas com palavras difíceis;
Dificuldade na escrita; Fraco controle do lápis ;
Dificuldade em fazer amigos;
Dificuldade em perceber a linguagem corporal e facial (expressões)
Falar mais tarde que a maioria das crianças;
Pronunciar com dificuldade;
Dificuldade nas rimas; Dificuldade em aprender os números, o alfabeto, dias da semana, cores e formas;
Dificuldade na interacção com os pares;
Dificuldade em seguir ordens/rotinas;
Motricidade fina com baixo desenvolvimento;
Primária:
Lentidão em aprender a relação entre as letras e o seu som;
Confusão nas palavras básicas;
Engano constante na leitura e no soletrar, incluindo letras reversíveis (b/d), (m/w);
Confusões aritméticas;
Lentidão em perceber factos;
Lentidão em aprender novas capacidades, memorizar, impulsividade;
Dificuldade em planear;
Traço instável;
Dificuldade em aprender sobre o tempo;
Coordenação pobre (propenso a acidentes)
Preparatória:
Reverter a sequência das letras;
Lentidão em aprender prefixos, sufixos, palavras primárias entre outras estratégias de soletrar palavras;
Evita ler em público/alto;
Problemas com palavras difíceis;
Dificuldade na escrita; Fraco controle do lápis ;
Dificuldade em fazer amigos;
Dificuldade em perceber a linguagem corporal e facial (expressões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário